Histórico


O Município

Santa Vitória do Palmar é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul, localizado no extremo sul do Brasil, que durante muito tempo ficou conhecido como uma terra de ninguém.

O tratado de Santo Idelfonso, celebrado em 1777, estabelecia que Portugal exerceria a posse sobre a margem esquerda do rio da Prata e a Espanha lhe devolveria a Ilha de Santa Catarina enquanto que para a Espanha ficaria a Colônia do Sacramento, a Ilha de São Gabriel e parte da região dos Sete Povos das Missões.

Entre os dois territórios ficou a faixa de terra sem dono, denominada de Campos Neutrais desde o Taim até o Chuí. Era uma área neutra, o limite das fronteiras, onde nem os espanhóis, nem os portugueses podiam localizar as suas tropas ou acampamentos.

Apesar do tratado, no ano de 1821 os Campos Neutrais foram integrados ao Brasil e Dom Diogo de Souza concedeu a primeira sesmaria à Antônio Joaquim de Carvalho Porto.
A situação das fronteiras, entretanto, permaneceu confusa. A solução foi o Tratado de Limites, ou Tratado Definitivo, celebrado em 12 de outubro de 1851, onde o Uruguai aceitou a incorporação dos Campos Neutrais ao território brasileiro.

Em 1852, o governo Imperial nomeou o Marechal Francisco José de Souza Soares Andréa para comissário para a demarcação dos limites estabelecidos no tratado. Em sua estada no Taim, o Marechal autorizou a criação do povoado em torno de uma igreja, em terras que pertenciam a sesmaria de Carvalho Porto. No dia 19 de dezembro de 1855, o comendador Manuel Corrêa Mirapalhete, fundou o povoado que em 1872 foi elevado à categoria de vila. Em 24 de dezembro de 1888 a vila foi elevada a município e passou a ser chamada de Santa Vitória do Palmar devido a esposa de Manoel Corrêa Mirapalhete chamar-se Vitória e ser grande devota da Santa Vitória, e Palmar devido a grande quantidade de palmeiras na região.

A importância histórica dessa região deve-se ao fato de ter sido palco de muitas disputas entre portugueses e espanhóis, até a demarcação final da fronteira, que por anos e anos foi flutuante, ora pertencente à  Espanha, ora à Portugal.



Read more...

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com